Club de Dionisio

Mostrando todas as publicações dos clubes

Proteção de Dados Pessoais, como vai funcionar

Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais é um tema de grande abrangência e impactará extremamente as pessoas físicas. Este foi o tema da palestra feita pelos advogados Ronaldo Machado e Rafael Steckert Bez, ambos membros do clube, que apresentaram os principais aspectos dessa mudança. A nova lei regulamenta o tratamento de dados pessoais, de clientes e usuários por parte de empresas públicas ou privadas. Ela se baseia em um direito dos titulares, garantindo que haja uma finalidade para a coleta de dados das pessoas e tem por base normas já aplicadas na Europa. Leva bastante em conta, inclusive, a recente exigência dos países europeus em só comerciarem com países que já tivessem sancionado alguma medida para proteger os consumidores.  Como Rafael enfatiza, “os cidadãos do continente europeu entendem que seus dados são seu patrimônio". Também foi falado sobre os dados da pessoa sensível precisarem do consentimento de cada um, sendo eles “posicionamento político, convicção religiosa ou sexualidade, por exemplo, são dados sensíveis” diz Ronaldo. Nesse sentido, se o indivíduo por alguma questão quiser que a empresa não mais tenha posse de tais dados, é possível recorrer a um “direito de esquecimento”. Ronaldo recomendou que as empresas busquem se organizar sobre o uso dos dados de seus clientes e de todos que com ela interagem, para se resguardar de vazamentos de informações indesejáveis que poderão trazer prejuízos financeiros e também à imagem junto ao mercado.

Postado em 10 de Setembro de 2019 por Rotary Club de Juiz de Fora Norte

Jonas Bomtempo recebe título de sócio honorário

Jonas fez uma breve fala, lembrando-se do início de sua atividade em Rotary, da importância do companheirismo e dos propostos de estar num clube de servicos das causas humanitárias. O Sócio Honorário é um titulo que concede o direito de comparecer a todas as reuniões do clube e desfrutará de todos os demais privilégios inerentes à associação ao clube. Tem, também, o direito de visitar os clubes congêneres sem necessidade de convite. O Sócio Honorário estará isento do pagamento da jóia de admissão, das quotas mensais e da exigência de freqüência, podendo ser eleito para mais de um clube rotário. Por outro lado, ao Sócio Honorário é vedado o privilégio de propor candidatos em perspectiva para o quadro social do clube, o direito a voto e a detenção de qualquer cargo diretivo no clube. Para Jarbas de Souza, a indicação de Jonas Bomtempo foi um reconhecimento ao único sócio Fundador vivo e ativo. É um exemplo para nós.

Postado em 10 de Setembro de 2019 por Rotary Club de Juiz de Fora Norte

Rua Senador Milton Campos, 40,S/N Cep: 35984-000